sábado, 30 de outubro de 2010

A Passarola Voadora do Padre Bartolomeu de Gusmão

A Passarola Voadora
Em dezembro de 1685, nascia na então Vila de Santos, em São Paulo, filho de Francisco Lourenço, cirurgião-mor do Presídio da Vila de Santos, litoral paulista, e de sua mulher Maria Alvares, o jovem Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Rapaz brilhante, de idéias avançadas para sua época, logo se destacou. Fez os estudos primários em Santos, seguiu para o Seminário de Belém (Bahia), a fim de completar o Curso de Humanidades, vindo a filiar-se à Companhia de Jesus, sob a orientação do grande amigo de seu pai e fundador daquele Seminário, Padre Alexandre de Gusmão. 
Em 1709, anunciou à corte que apresentaria uma "Máquina de Voar". Em 19 de abril daquele ano, recebeu autorização do Rei D. João V para mostrar o seu invento perante a Casa Real.
Em 3 de agosto de 1709 foi realizada a primeira tentativa na Sala de Audiências do Palácio. No entanto, o pequeno balão de papel aquecido por uma chama incendiou-se antes ainda de levantar vôo. Dois dias mais tarde, uma nova tentativa deu resultado: o balão subiu cerca de 20 palmos, para verdadeiro espanto dos presentes. Assustados com a possibilidade de um incêndio, os criados do palácio lançaram-se contra o engenho antes que este chegasse ao tecto.
Três dias mais tarde, exactamente no dia 8 de agosto de 1709, foi feita a terceira experiência, agora no Pátio da Casa da Índia perante D. João V, a rainha D. Maria Anad e Habsburgo, o Núncio Cardeal Conti, o Infante D. Francisco de Portugal, o Marquês de Fonte, fidalgos e damas da Corte e outros personagens. Desta vez, sucesso absoluto. O balão ergue-se lentamente, indo cair, uma vez esgotada a sua chama, no Terreiro do Paço. Havia sido construído o primeiro engenho mais-leve-que-o-ar. O Rei ficou tão impressionado com o engenho que concedeu a Gusmão o direito sobre toda e qualquer nave voadora desde então. E para todos aqueles que ousassem interferir ou copiar-lhe as idéias, a pena seria a morte.
O invento do Padre chamou-se Passarola, em razão de ter a forma de pássaro. O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão faleceu em 19 de novembro de 1729, em Toledo, na Espanha, sendo considerado pelos seus feitos a primeira e a mais bela página da Aeronáutica.

A Aeronáutica Pré-Colombiana: Dos Incas Voadores de Nazca ao Padre Voador
Bartolomeu de Gusmão
Os padres jesuítas tem um "ano sabático", quando viajam para outros países por um ano, para conhecer outros costumes, culturas diferentes, ampliando a visão de mundo; Em 1705, o padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão foi à Bolívia, onde os espanhóis escravizavam os indígenas. Lá, segundo lendas orais, Bartolomeu teria ajudado um índio a fugir do cativeiro e este o teria levado a uma cidade de pedra na cordilheira dos Andes.
Os espanhóis ficavam surpresos com os templos incas por não terem escrita, e sim muitas cortinas de cordinhas pelas paredes; o indígena teria explicado a Bartolomeu que as cordinhas Quipuas seriam a escrita, nós de vários tipos em espaços equivalentes a uma partitura musical, escrita fonética parecida com nosso código morse. Por três meses o escriba inca teria traduzido as Quipuas e ditado segredos pagãos, não-cristãos, ao padre santista.
O Império Inca, que Pizarro vence traindo o inca Atahualpa, tinha estradas, distribuía excedentes de colheitas em vilarejos distantes centenas de quilômetros em terreno montanhoso, usava as Lamas como animal de carga, mas nunca tiveram carroças, a roda era conhecida mas usada apenas em brinquedos de crianças, um império gigantesco unificado e funcionando com poucas estradas e sem rodas ou carroças, onde mensagens chegavam de um extremo a outro do império em velocidades superiores as dos europeus civilizados ( aliás, enquanto os europeus comiam com facas e dedos, os pré-colombianos usavam garfo e faca sem sujar os dedos de gordura).
Em 1708 Bartolomeu chega a Lisboa, Portugal, onde o Rei Don João V concede ao padre vindo do Brasil uma pensão para desenvolver um projecto secreto muito, muito misterioso...
No dia 5 de agosto de 1709 , Bartolomeu apresenta a sua "Passarola", uma gôndola semelhante em desenho a um capacete militar de nobre inca, com um fogareiro e uma enorme cortina de tecido grosso costurada como um saco gigante.
A "Passarola" tinha uma sofisticada engenharia, com até mesmo um avançado leme que permitia manobrar com os ventos, velas laterais ao balão, tubos de foles que conduzem o ar quente , duas asas laterais que a equilibram durante as manobras, espaço para dez a doze passageiros ou carga com peso equivalente, duas esferas magnetizadas que criam tensão entre dois imãs e o corpo folheado a ferro da gôndola, toda esta tecnologia altamente sofisticada de navegação aérea teria sido, alegava Bartolomeu de Gusmão, ensinada a ele pelo ex-escravo, o escriba.
Lamentavelmente, o padre Bartolomeu foi chamado pela Igreja Católica. É interrogado pelo Santo Ofício da Inquisição e acusado de heresia: Somente os anjos podem voar, e um povo não-cristão não pode ter esta benção divina de voar como anjos do céu, céu onde está Jesus com a Virgem Maria; acusado de ter parte com o demônio, Bartolomeu é condenado a nunca escrever sobre as duas experiências de agosto e outubro de 1709, nem falar a respeito e muito menos tentar construir outra "Passarola". O aparelho voador e todos os cadernos de anotações e desenhos de plantas feitas entre os incas foram confiscados e levados para o Arquivo do Vaticano, parte da famosa biblioteca do Vaticano, em Roma, em cujos subterrâneos estão encerrados até hoje.
Desnecessário sublinhar que Don João V pretendia construir em série as "Passarolas" com objetivos comerciais; Portugal teria o monopólio do comércio e transporte aéreo na Europa e em suas colónias africanas; da Índia, na cidade portuária de Goa trazendo especiarias; de Macau na China as sedas e porcelanas, de Timor na Oceania e do porto artificial feito pelo Shogun frente ao porto de Nagasaki no Japão até mesmo a sua grande colônia do continente americano, o Brasil.
O sonho português deste projecto era aproximar a lusofonia (os povos do mar que falam a língua portuguesa) e acelerar o comércio entre as suas colónias pelos cinco continentes, um mundo unificado pela aeronáutica portuguesa.
Logicamente, mesmo a Inquisição não pode parar os boatos, diversos livros surgiram escritos em alemão, italiano, francês, espanhol e outros idiomas relatando o milagre tecnológico do vôo, graças a estes registros estrangeiros é que se sabe o quê e como aconteceu, descrito por diplomatas e comerciantes que foram testemunhas oculares do vôo.
A igreja ridicularizou Bartolomeu, dando-lhe o apelido de "Padre Voador" e impedindo de responder aos insultos ou explicasse a sua obra pelo resto da vida...as intrigas da corte fá-lo-iam cair em desgraça, tendo-lhe valido os jesuítas quando a Inquisição já o perseguia. Levam-no para Espanha, em 1724, onde morre indigente e com nome falso, no hospital da Misericórdia de Toledo, a 19 de Novembro.
Somente em 1783 , 50 anos depois, é que os irmãos Montgolfier apresentam o seu pioneiro aeróstato, o primeiro balão registrado oficialmente (o Vaticano tinha as plantas de outro projecto tecnologicamente muito mais avançado mofando no arquivo morto por meio século antes).

Pesquisas Recentes
O fundador da companhia aérea "Air Florida", Jim Woodman, sobrevoou Nazca em 1973 e ficou fascinado com o quebra-cabeças desenhado para ser visto do céu , e pesquisando cerâmica Nazca encontrou vasilhas com imagens de balões e pipas-papagaios carregando homens a bordo, além de muitas lendas incas locais sobre feitos heróicos de homens voadores.
Woodman chegou com suas pesquisas até a história do "padre voador" Bartolomeu de Gusmão, e chegou até mesmo a construir seu próprio balão, batizado de Condor I, todo construído empregando material de Nazca, algodão semelhante ao encontrado enfaixando as múmias incas, lã de Lama, madeira local , cordas etc..e o desenho seguia as descrições da "Passarola" de 1709.
O interessante é que o balão tinha a forma de tetraedro, uma pirâmide invertida com 27 metros de altura, baseada em desenhos das cerâmicas arqueológicas dos museus peruanos, enquanto a gôndola era feita de caniços de totora trançados (uma planta de cabo oco parecido ao bambu que nasce às margens do lago Titicaca, bem na fronteira entre Peru e Bolívia).
Somente em Novembro de 1975 o Condor I faz seu vôo inaugural na presença de 30 pessoas, incluindo o campeão inglês de balonismo, Julian Nott (que foi co-piloto de Woodman), o grupo abriu um fosso para produzir a fumaça, ao lado das figuras no mesmo lugar onde há marcas seculares de fogueiras rituais incas, o tecido do balão foi defumado para impedir vazamentos de ar quente.
Esta civilização inca, um império unificado da era pré-colombiana, com estradas e lamas mas que nunca precisou de rodas e carroças (conhecendo-as, mas usando apenas como brinquedo de crianças) , teria empregado balonismo numa sofisticada aeronáutica para transporte de cargas e passageiros, aproveitando as correntes de vento naturais da cordilheira de montanhas dos andes, e chegando ao luxo de fazer figuras decorativas para distrair os passageiros da linha aérea que sobrevoava a planície de Nazca.
Logicamente, a Igreja Católica Apostólica Romana apagou todos os registros desta heresia, condenou ao silêncio o "padre voador" e arquivou nos subterrâneos do Vaticano qualquer referência ao povo cujo imperador, o Inca, era considerado um Deus vivo , um povo pagão que voava em balões cheios de demoníaco ar quente das fornalhas do inferno, desafiando Deus ao levar um padre santista até o Céu, onde subiu com o corpo de Jesus e a Virgem Maria e foi arrebatado o santo patriarca Enoque.
Teologicamente, só um santo homem pode ir ao céu, se todos pudessem voar, ou todos seriam santos ou os santos poderiam deixar de ser assim considerados.
Hoje, após a Inquisição espanhola e a destruição da cultura inca, com massacre de xamãs, sacerdotes e escribas que davam nós em cordinhas-quipuas, não há nenhuma prova aceitável da existência da Aeronáutica Inca, resta o mistério da "Passarola" e o experimento do Condor I como provocação para inquietar pesquisadores e incomodar os padres que obrigaram Galileu a negar a sua teoria de que a terra girava em torno do sol.

Retirado do Blog Hoje deu-me para isso...

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